FEFIBRA - Uma Entidade filatélica, de âmbito nacional, com objetivos definidos e que luta pela seriedade na filatelia brasileira. Um de seus mais importantes posicionamentos se relaciona com a valorização do colecionador, oferecendo-lhe a oportunidade de se manifestar e participar ativamente das decisões, como filiado, pessoalmente. Analise esta situação e colabore na divulgação desta idéia. A sua participação é importante, para o sucesso de nossa missão.Publicamos duas revistas filatélicas por ano, que são enviadas aos filiados em dia com seus deveres. O valor da anuidade para o corrente ano de 2007 é de R$ 80,00. Os filiados que quiserem se tornar sócios MANTENEDORES, podem faze-lo; neste caso, o valor da anuidade correspondende a 5 (cinco) vezes o valor da anuidade, ou sejam, R$ 400,00. Valorize sua Entidade. Indique novos associados. Este valor pode ser depositado diretamente na conta da FEFIBRA no Bradesco, agência ag. 2878-9, conta 2650.6, ou encaminhar cheque nominal para o endereço: FEDERAÇÃO DOS FILATELISTAS DO BRASIL - Rua Pedroso de Alvarenga 1046, 19º - cj 197 - São Paulo (SP) – 04531-004
ELEIÇÕES NA FEFIBRA
De acordo com nossos estatutos, haverá eleição, em MARÇO/2008, para os cargos de Presidente, 1 Vice Presidente e 2 Diretores. Os dirigentes que ocupam estes cargos, atualmente, vencem seu primeiro mandato, podendo ser re-eleitos mais uma vez. Entretanto, qualquer filiado em condições de votar, pode ser votado e estão abertas as inscrições para tais cargos. Se porventura algum filiado que quiser se candidatar, tem inteira liberdade de faze-lo, bastando formalizar sua candidatura junto à Secretaria da Entidade.
**************************************************************************
EXPOSIÇÃO NACIONAL FLORIPA 2008
A Diretoria da FEFIBRA e a Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina, encaminharam ao DPFIL em Brasília, em 8 de agosto de 2007, para seu exame e consideração, a proposta para a realização da Exposição Nacional FLORIPA2008, prevista para agosto de 2008 na cidade de Florianópolis (SC). Estão convidados a participar os filatelistas filiados, ou não, para iniciarem revisão ou modificação em suas coleções para exibição no nosso próximo evento. Os filiados que temos em outros países podem participar normalmente; expositores também do exterior, mas que colecionem BRASIL, também podem participar. Estão adiantados os preparativos para a impressão do boletim número 1, com as instruções gerais e maiores informações.
A Brazilian Republican....Antonio Pérez Peixoto Oro... 86P
Conmemorativos Brasileros... Noely Luiz Orsato... Plata ... 70P
Aerofilatelia:
Air Stamps of Brasil... OG...92P
Un Marco:
Microbes in action... Vermaeil... 76P
Candidatos a Gran Premio:
Clase Filatelia Fiscal:
Revenue stamps of Colombia, 1858-1933 de EE:UU Bill Welch. y
Clase Aerofilatelia:
España: Primeros vuelos y marcas con España (1871-1950) del Español, Luís Alemany.
************************************************************************************
CORREIOS - DEPARTAMENTO DE FILATELIA - MUDANÇA DE NOME
Dentro da re-estruturação que está sendo processado nos Correios, em Brasília, o Departamento de Filatelia agora faz parte do DEFIP - Departamento de Filatelia e Produtos e tem como Chefe a nossa amiga Sra. Maria de Lourdes Torres, a D. Lourdinha. A área de filatelia e exposições está sob a Chefia da Conceição Paiva Figueiredo. Sucesso para todos é o que desejamos.
*************************************************************************************
LEILÃO FILATÉLICO - MARCO AURÉLIO PINTO DE ASSIS
Será realizado em 19 de outubro o novo leilão do nosso amigo Marco Aurélio. É oportunidade para quem desejar atualizar suas coleções. Os próximos serão em MARÇO, JUNHO e OUTUBRO de 2008. Pelo e-mail assisfilatelia@yahoo.com.br - pode-se obter mais detalhes e um exemplar do catálogo.
***********************************************************************************
FIP CRIA DIRETRIZES PARA EXIBIÇÕES DE "UM QUADRO"
Formato definitivo publicado pela FIP – Federação Internacional de Filatelia – Edição número 100 de sua publicação FLASH, de 2007, página 12.
1) Propósitos das Coleções de UM QUADRO:
a) – descobrir novos expositores;
b) – proporcionar aos expositores existentes a oportunidade de preparar coleções de um assunto limitado ou de um tema muito reduzido;
2) Princípios de uma coleção de UM QUADRO:
As exibições de UM QUADRO devem ser baseadas em um assunto ou tema que possa ser muito bem tratado em UM QUADRO; em uma ou duas franquias postais ou em uma pequena série de selos, em um bem pequeno assunto de história postal, de inteiros postais, aerofilatelia, astrofilatelia, fiscais, etc. Para a Classe TEMÁTICA, só um tema muito reduzido pode ser aceito. Um resumo de um padrão corrente existente em vários quadros de uma coleção é totalmente inaceitável.
3) Exibições de UM QUADRO podem ser oriundas de todas as Classes Competitivas da FIP, exceto das Classes de Literatura e Juvenil.
4) Exibições de UM QUADRO podem ser apresentadas, não só por iniciantes, como por experientes expositores. Para os iniciantes, é muito importante que sua exibição de UM QUADRO tenha um tratamento justo e correto, especialmente nas exposições filatélicas regionais e nacionais. É da responsabilidade dos Jurados ou do grupo de jurados, diferenciar e reconhecer com justiça o nível e qualidade da exibição de UM QUADRO e fazer toda a sua avaliação corretamente. O mínimo de 80 pontos e a Medalha de VERMEIL qualifica uma coleção para as Exposições Filatélicas FIP internacionais ou mundiais.
9. Qualificação de uma Exibição de UM QUADRO para as Exposições FIP.
As exibições de UM QUADRO devem ser qualificadas em Exposições Filatélicas Nacionais. É uma obrigação para a coleção de UM QUADRO receber uma pontuação de pelo menos 80 pontos em alguma Classe de Competição.
10. Limite de participação das Coleções de UM QUADRO nas Exposições FIP.
O número de participantes e de coleções 'UM QUADRO' qualificadas depende da infra-estrutura da Exposição. É o Comitê Organizador que tem que decidir sobre o limite de coleções UM QUADRO, bem como estabelecer, por exemplo, a taxa em dobro para a participação de UM QUADRO. Depende também das instruções e/ou recomendações do Consultor FIP. Coleção de UM QUADRO deve ser exposta não mais que 3 (três) vezes. Normalmente, não mais que 50 (cinqüenta) coleções de UM QUADRO devem ser mostradas nas Exposições Filatélicas internacionais FIP, na geral e na especializada. Essa quantidade representa não mais do que 1% a 1,5% do número de quadros de exposição para as classes de competição.
11. Exemplos de boas coleções de UM QUADRO
Filatelia Tradicional
a) O uso do primeiro selo americano para pagar porte.
b) Formulário de Carta Aérea (1941-1945) pelos prisioneiros Neozelandeses na II Guerra Mundial.
c) Circulação pecuniária das Taxas Devidas e Portes, pagos antecipadamente na Polônia.
d) O Gênesis, o desenvolvimento e o uso postal do selo do Campo Blindado de Rishon le Zion.
e) A Spartakiada de 1935 na União Soviética, ou A Olimpíada que Nunca Aconteceu.
f) Estudo de Inteiros Postais do Brasil com Propaganda
g) Carimbos Estrangeiros sobre selos do Império
h) Numerals of the Brazilian Empíre: Forgeries & Facsimiles
Filatelia Temática
a) GO – o Jogo Cultural e Social.
b) Eu sou uma Girafa – Os Altos e Baixos de ser um Animal Grande.